Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Orientação ao farmacêutico Quantidades máximas a serem dispensadas de medicamentos controlados


Data de publicação: 15 de abril de 2024

Quantidades máximas a serem dispensadas de medicamentos controlados_site.png

Frequentemente algumas regras sobre medicamentos controlados, entre elas, as quantidades máximas que podem ser prescritas e que estão estipuladas em legislação específica, são descumpridas pelos prescritores.

O farmacêutico deve estar atento para que essas quantidades não sejam ultrapassadas na hora da dispensação. Elas variam conforme as listas que os medicamentos pertencem (conforme Anexo I da Portaria nº 344/1998) e são apresentadas, de forma resumida, no quadro a seguir:

 

 

A dispensação acima das quantidades citadas não é proibida, porém, nesses casos, o prescritor é obrigado a preencher uma justificativa datada e assinada contendo CID (Classificação Internacional de Doenças) ou diagnóstico e posologia. Nessas situações, não há limite máximo para a quantidade prescrita.

Para informações mais detalhadas, acesse o Manual para a dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial: https://crf-pr.org.br/uploads/revista/20526/EXEVqiSjXfTYOyk3cbuL1f7Q7kSfYZxO.pdf

 

 

 

Referência:

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO PARANÁ. Centro de Informação sobre Medicamentos. Manual para a dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial. 8 ed. Curitiba: CRF-PR, 2024. Disponível em: <https://crf-pr.org.br/uploads/revista/20526/EXEVqiSjXfTYOyk3cbuL1f7Q7kSfYZxO.pdf>. Acesso em 11 abr. 2024.


info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder
Registro

Registro




Redes Sociais

topo