Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

948ª Reunião Plenária: apresentação do desempenho mensal dos setores e palestra temática


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 21 de maio de 2024

12.jpg
13.jpg
4.jpg
2.jpg
3.jpg
5.jpg
6.jpg
7.jpg
8.jpg
9.jpg
10.jpg
11.jpg
1.jpg
14.jpg
15.jpg
16.jpg

Nos dias 16 e 17 de maio, o CRF-PR realizou a sua 948ª Reunião Plenária, um momento para discutir e decidir sobre diversos temas relacionados à profissão farmacêutica.

Durante a reunião, os gestores dos setores do CRF-PR apresentaram suas atividades e os resultados alcançados. As gerentes dos departamentos de Cadastro, Dra. Flávia de Abreu Chaves (Pessoa Física) e Dra. Gabriela Luize Pereira (Pessoa Jurídica), apresentaram seus relatórios e a Dra. Tayná de Lima, gerente do departamento de Fiscalização, forneceu um balanço detalhado das atividades de fiscalização.

Em seguida, a assessora de comunicação, Laura Espada, apresentou os resultados da Campanha conjunta, CFF e CRFs, sobre o Uso Racional de Medicamentos que este ano lançou um alerta importantíssimo à população: o uso de antimicrobianos.

A assessora levou ainda os dados da grande repercussão da ação conjunta nos veículos de comunicação do Paraná. Foram diversas entrevistas realizadas pelos diretores do CRF-PR em rádios, TVs e portais de notícias.

O engajamento nas mídias sociais do CRF-PR também foi excepcional, com uma série de posts planejados para continuar até o final de maio. Além disso, pontos turísticos do estado foram iluminados com a cor azul, simbolizando o apoio à campanha.

A campanha deste ano demonstrou o poder da comunicação integrada e do engajamento comunitário na promoção da saúde pública.

Após a gerente do CIM-CRF-PR, Dra. Karin Zaros, realizou uma apresentação sobre a prescrição eletrônica. Ela abordou os principais pontos sobre  a importância dessa tecnologia no cenário atual da saúde. Primeiramente, ela detalhou as principais legislações que regulamentam a prescrição eletrônica no Brasil, enfatizando a necessidade de conformidade para garantir a segurança e a validade dos documentos. Em seguida, explicou o funcionamento do Certificado ICP-Brasil, um componente crucial que assegura a autenticidade e a integridade das prescrições eletrônicas, protegendo contra fraudes e usos indevidos. Por fim, Dra. Karin falou a respeito das formas de validação dos receituários, elucidando os métodos que profissionais de saúde e farmacêuticos devem utilizar para verificar a legitimidade das prescrições digitais, garantindo assim a segurança e a eficácia no tratamento dos pacientes.

Finalizando o primeiro dia das atividades, os Conselheiros falaram sobre seus compromissos desempenhados durante o mês.

Segundo dia

No segundo dia, a manhã foi dedicada ao julgamento dos processos éticos.

Já no período da tarde, o professor, Dr. Marcelo Pillonetto, compareceu à Reunião Plenária também para falar sobre a Campanha conjunta do Uso Racional de Medicamentos, porém sua apresentação trouxe dados nacionais e o destaque da grande adesão dos Conselhos Regionais de todo o país, ampliando seu alcance e impacto. "A participação conjunta dos Conselhos Regionais fortaleceu a mensagem e garantiu que ela chegasse a um público mais amplo. O engajamento dos farmacêuticos em todo o país foi crucial para disseminar as boas práticas do uso de antimicrobianos," afirmou.

Dr. Marcelo destacou ainda a participação de figuras públicas na campanha, como a confeiteira e farmacêutica Beca Milano e o dançarino Carlinhos de Jesus que gravaram vídeos com mensagens educativas para a população sobre o uso racional de antimicrobianos, uma preocupação crescente devido ao aumento da resistência bacteriana.

Posteriormente, o conselheiro federal pelo Paraná e diretor secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Luiz Gustavo Pires, participou da reunião de forma online.

Dr. Gustavo, coordenador geral desta ação, também falou entusiasmado sobre a Campanha do URM, especialmente com relação à união dos CRFs, uma colaboração jamais vivenciada entre os Regionais e o Federal.  “Os resultados da campanha foram muito positivos”, disse. “E já temos planos futuros para a campanha, que incluem novas parcerias com instituições de saúde, novas ações, além de continuar promovendo o uso racional de medicamentos e garantir que os farmacêuticos também estejam engajados nesta causa".

O conselheiro federal finalizou sua participação falando a respeito da terceira edição do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontecerá de 06 a 08 de novembro em Foz do Iguaçu. “Será uma edição inesquecível, com uma programação surpreendente, fica o convite para a participação de todos os farmacêuticos”, concluiu.

As reuniões plenárias do CRF-PR ocorrem mensalmente e são transmitidas ao vivo, após seu término, podem ser acessadas no canal do YouTube do CRF-PR.

Confira a reunião completa clicando nos links abaixo:

1º Dia Reunião Plenária

2º Dia Reunião Plenária

Prescrição Eletrônica - Dra. Karin Zaros


content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos




Redes Sociais

topo