UEM é a 2ª universidade no mundo com a maior proporção de mulheres pesquisadoras
Fonte: G1
Data de publicação: 4 de março de 2021
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Paraná, é a segunda instituição no mundo com a maior proporção de mulheres pesquisadoras, conforme ranking feito pela Universidade de Laiden, na Holanda.
Segundo a pesquisa, dos 7.861 autores da instituição, 54,1% são mulheres. Ao todo, a universidade conta com 4.254 pesquisadoras.
A UEM fica atrás apenas da Universidade Médica de Viena, na Áustria, onde 56% dos pesquisadores são mulheres.
Para a pesquisadora e professora do Departamento de Informática da UEM Linnyer Beatrys Ruiz Aylon Linnyer, a posição da universidade mostra que as cidades do interior também produzem ciência.
"Tem um mito de que as mulheres do interior muitas vezes não estão aptas para o trabalho científico de ponta. Então, acho muito significativo uma universidade pública do interior ter esse índice", comentou.
No caso da UEM, a instituição mantem um projeto em 15 escolas trabalhando com meninas do ensino fundamental e médio para a área de tecnologia. Linnyer diz que o trabalho também ajuda no empoderamento das jovens.
O ranking divulgado em 2019 leva em consideração artigos publicados por 963 universidades do mundo todo entre 2014 e 2017 e catalogados pela Web of Science.
Outras duas instituições brasileiras aparecem entre as 10 primeiras, sendo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A Universidade Federal do Paraná também aparece no ranking, no 36º lugar.
3RD WORLD CONGRESS ON TRADITIONAL, COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE MEDICINE
15 de outubro de 2025
Experiências Exitosas em Farmácia Hospitalar no Estado do Paraná | Online | 1º Dia
16 de outubro de 2025
Curso Farmácia Lucrativa: Gestão, Vendas e Marketing | Telêmaco Borba/PR
20 de outubro de 2025