CRF-PR manifesta indignação pela exclusão do termo Farmacêutico da Lei paranaense da Meia-Entrada para Profissionais da Saúde
Data de publicação: 17 de dezembro de 2024
Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná, no dia 12 de dezembro de 2024, uma alteração da Lei nº 22.130, de 9 de setembro de 2024, que dispõe sobre a criação da Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor do Estado do Paraná. Entre as modificações, o Artigo 303A autoriza a concessão de meia-entrada em eventos artísticos, culturais, cinematográficos e desportivos para profissionais de saúde do sistema público e privado.
Apesar de reconhecer a importância da medida para valorização dos profissionais da saúde, o CRF-PR expressa sua profunda indignação pela ausência do farmacêutico estar expressamente no rol de profissionais contemplados pelo parágrafo 1º do referido artigo.
O farmacêutico desempenha um papel fundamental na atenção primária à saúde, orientando e promovendo o uso racional de medicamentos, além de prestar serviços essenciais em consultórios, farmácias comunitárias e hospitais, tanto no sistema público quanto no privado. A sua presença constante e indispensável nas comunidades não pode ser ignorada em uma legislação que visa reconhecer o esforço dos profissionais da saúde.
Diante desta situação, o CRF-PR informa que já entrou em contato com a Casa Civil do Governo do Estado do Paraná para solicitar, com urgência, a correção da Lei, a fim de incluir o termo farmacêutico no rol de profissionais contemplados à meia-entrada, para que não aja dúvidas com relação a este direito.
O CRF-PR segue atuando em defesa da profissão farmacêutica, buscando o reconhecimento e a valorização que esses profissionais merecem.
Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná
3RD WORLD CONGRESS ON TRADITIONAL, COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE MEDICINE
15 de outubro de 2025
Experiências Exitosas em Farmácia Hospitalar no Estado do Paraná | Online | 1º Dia
16 de outubro de 2025