CRFs apoiam CRF-GO em repúdio à criação do curso de Engenharia Farmacêutica na UFG
Data de publicação: 27 de agosto de 2025
Os Conselhos Regionais de Farmácia de todo o país vêm a público manifestar seu integral apoio à nota de repúdio publicada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), posicionando-se contrários à retomada da proposta de criação do curso de graduação em Engenharia Farmacêutica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Instituto de Química (IQ).
Reiteramos que tal proposta é redundante e desnecessária, uma vez que desconsidera a formação já completa e consolidada oferecida pelos cursos de Farmácia, os quais preparam o profissional farmacêutico para atuar em todas as etapas da cadeia produtiva da indústria farmacêutica. Essa formação abrange pesquisa, desenvolvimento, inovação, produção, controle e garantia da qualidade de medicamentos, vacinas, biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, insumos, hemoderivados, reagentes químicos e bioquímicos.
A criação de um curso paralelo não atende a uma demanda social real, podendo gerar sobreposição de atribuições, fragmentação de saberes e enfraquecimento da identidade profissional do farmacêutico. Tal medida, além de tecnicamente injustificável, representa um retrocesso na valorização da formação em Farmácia e pode trazer impactos negativos ao mercado de trabalho e à saúde pública.
Os Conselhos Regionais de Farmácia reafirmam sua defesa pela qualidade da formação e do exercício profissional do farmacêutico em todas as áreas de sua competência legal. Assim, reforçam o pedido para que a Universidade Federal de Goiás reavalie a pertinência e a necessidade social, técnica e científica da criação do curso de Engenharia Farmacêutica.
3RD WORLD CONGRESS ON TRADITIONAL, COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE MEDICINE
15 de outubro de 2025
Experiências Exitosas em Farmácia Hospitalar no Estado do Paraná | Online | 1º Dia
16 de outubro de 2025