Anvisa libera fabricação de primeiro lote de etanol farmacêutico
Fonte: Anvisa
Data de publicação: 13 de outubro de 2025
Anvisa publicou, nesta sexta-feira (10/10), a Resolução-RE n. 4.012, de 10 de outubro de 2025, para permitir a produção de doses de etanol injetável, usado como antídoto para casos de intoxicação por metanol. A empresa fez a solicitação na quinta-feira (9/10) e, após a análise necessária, a Agência autorizou a produção do etanol. O lote será produzido pelo Laboratório Cristália e toda a produção será doada ao Ministério da Saúde.
O diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, destacou a articulação entre a Agência, o Ministério da Saúde e o setor produtivo, fundamental para enfrentar a situação que o país vive. "Nos momentos decisivos, momentos de emergência que o país tem, a indústria sempre se prontificou a atender da melhor forma possível. Nesse caso, é possível ver mais uma vez a celeridade da ação do Ministério da Saúde e da Anvisa para proteger a saúde da população brasileira, completou".
Como é o processo de regularização
Na sexta-feira anterior (3/10), a Anvisa aprovou a Resolução 994/2025, com procedimentos temporários e emergenciais para a fabricação de álcool etílico injetável, destinado ao tratamento de intoxicação por metanol.
Para regularizar o medicamento na Agência, a empresa fabricante deve estar localizada no Brasil e atender aos requisitos sanitários previstos.
Os medicamentos produzidos deverão seguir critérios técnicos de qualidade para uso humano e terão prazo de validade de até 120 dias.
O reforço na produção do etanol é uma das medidas da Anvisa para enfrentar os casos de intoxicação por metanol.
Leia também
Chega ao Brasil lote com 2,6 mil unidades do antídoto fomepizol
Acompanhe as ações da Anvisa aqui.
3RD WORLD CONGRESS ON TRADITIONAL, COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE MEDICINE
15 de outubro de 2025
Experiências Exitosas em Farmácia Hospitalar no Estado do Paraná | Online | 1º Dia
16 de outubro de 2025