Nota de Esclarecimento: dispensação de medicamentos como forma de prevenção à Covid-19
Data de publicação: 12 de janeiro de 2021
Desde o início da pandemia pelo novo coronavírus, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná - CRF-PR, por meio de sua Diretoria, Conselheiros, equipe técnica, Grupos Técnicos de Trabalhos e demais colaboradores, tem adotado medidas para orientar o farmacêutico e a população de forma a contribuir com a prevenção da disseminação da Covid-19.
O setor científico do Conselho acompanha atentamente as inúmeras produções científicas a respeito da doença e dispõe de um espaço exclusivo em seu endereço eletrônico (www.crf-pr.org.br) onde traz diversos esclarecimentos e orientação técnica ao profissional, como por exemplo, a respeito da dispensação de possíveis medicamentos apontados como eficazes no tratamento ou prevenção da Covid-19.
O CRF-PR reafirma seu posicionamento sobre os cuidados para a dispensação de todos esses medicamentos, como por exemplo, o Informativo produzido pelo Centro de Informação sobre Medicamentos – CIM/CRF-PR “Uso da Ivermectina na COVID-19” (https://www.crf-pr.org.br/noticia/visualizar/8614), em nossos canais de Comunicação.
Diante da situação de emergência em saúde que temos vivenciado em função da pandemia, e até que tenhamos o registro de um medicamento com indicação para tratamento da Covid-19, o ideal é que a proposição de terapias medicamentosas off label (aquelas em que se utilizam materiais ou fármacos fora das indicações em bula ou protocolos) tomem por base evidências de estudos científicos com o maior rigor metodológico possível. Nenhum medicamento tarjado deve ser dispensado sem a devida prescrição médica e acompanhamento farmacoterapêutico, feito pelo farmacêutico. Sabemos que o uso indiscriminado de medicamentos é aquele feito sem critério, de forma abusiva e na maioria das vezes oriundo da automedicação.
Entre as ações da assistência farmacêutica está a dispensação de medicamentos, que não se resume à entrega destes aos pacientes. A Organização Mundial da Saúde e as diversas entidades certificadoras mundiais preconizam a promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) como ação essencial no cuidado em saúde, sendo este o principal objetivo da dispensação farmacêutica, que envolve a avaliação da prescrição, o acompanhamento farmacoterapêutico e a farmacovigilância.
Na dispensação, é responsabilidade do farmacêutico identificar, corrigir ou reduzir possíveis riscos associados à terapia medicamentosa. O rigor na dispensação não pode ser interpretado como interferência do farmacêutico na autonomia do médico no estabelecimento do diagnóstico e decisão terapêutica. Lembrando que o farmacêutico tem o dever e o direto de não realizar atos contrários aos ditames da ciência e que possam colocar em risco a saúde da população, tendo total amparo pelo Código de Ética da Profissão, descrito pela Resolução do CFF nº 596/ 2014.
Por fim, destacamos que a comunicação, a conscientização e os cuidados pessoais de higienização são os principais mecanismos que podemos utilizar na prevenção da Covid-19. Na prática, as orientações já são conhecidas da população, mas, é sempre eficaz reforçar esses cuidados em relação ao Coronavírus: lave frequentemente as mãos com água e sabão, na impossibilidade de lavar, passe álcool gel 70%, use máscara e mantenha o distanciamento social, só saia de casa se for imprescindível. Juntos sairemos mais fortes dessa!
3RD WORLD CONGRESS ON TRADITIONAL, COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE MEDICINE
15 de outubro de 2025
Experiências Exitosas em Farmácia Hospitalar no Estado do Paraná | Online | 1º Dia
16 de outubro de 2025
Curso Farmácia Lucrativa: Gestão, Vendas e Marketing | Telêmaco Borba/PR
20 de outubro de 2025